
O que pode surgir a partir das embalagens cartonadas?

75% papel cartão
20% polietileno
5% alumínio
A separação desses componentes resulta em 35% de composto de plástico/alumínio e 65% de fibra de papel.

composição das embalagens cartonadas
POr que reciclar as embalagens cartonadas?
Em 2018 a taxa global de reciclagem desse tipo de embalagens foi apenas 26%. Em grande parte, essas embalagens são jogadas em aterros sanitários causando impactos ambientais pois seus componentes não são biodegradáveis. Devido ao alumínio, as caixas cartonadas podem demorar até 100 anos para se decompor. Além disso, a quantidade de embalagens desse tipo que são usadas pela indústria é muito grande, em 2019 foram mais de 190 bilhões de unidades.
Cerca de uma tonelada de embalagens cartonadas é capaz de recuperar aproximadamente 700 kg de papel. Este número evitaria o corte de 21 árvores!
Também conhecidas como embalagens longa vida ou embalagens de "caixinha", as embalagens cartonadas são feitas para aumentar a durabilidade de alimentos altamente perecíveis. Por serem construídas de material complexo formado por camadas de diferentes componentes, com características físicas e químicas diferentes, tem sua reciclagem dificultada.

o que pode surgir a partir da reciclagem
Além do papel reciclado que pode ser recuperado, o polialumínio residual pode dar origem à telhas ecológicas, tapumes, casinhas para cachorro, isolantes térmicos para construção civil e objetos plásticos, como vasos, baldes e vassouras.
Outra possível forma de aproveitar as embalagens é o artesanato.